NOSSA AROEIRAS




LOCALIZAÇÃO
O Distrito de Aroeiras, município de Coreaú, Estado do Ceará, está localizado na Zona Norte do Estado às margens da Rodovia Deputado Murilo Aguiar (CE-364) que antigamente se chamava CE-071 e situada a 12 km da sede do município.

O COMEÇO DE TUDO
Não existem documentos comprobatórios com relação a história de Aroeiras. Existem relatos que foram contados através dos tempos por seus moradores. E um desses relatos dão conta de que o início da formação populacional de Aroeiras se deu baseada em crenças religiosas. Existia a família do Sr. Marcolino e sua esposa Ana que residiam um pouco mais afastado do que hoje é o perímetro urbano da localidade de Aroeiras. A família citada segundo o próprio relato não tinham descendentes pois a Srª Ana Marcolino teria falecido em decorrências de complicações no parto do primeiro filho. Com a morte da esposa, o Sr. Marcolino fez o sepultamento da mesma às margens de uma estrada de terra que passava nas proximidades de sua residência (onde hoje está localizada a Capela de Sant´Ana), pois não existia cemitério. Devido as qualidades caridosas da falecida, muitas pessoas vinham visitar seu túmulo e ali faziam orações. Com o tempo para abrigar os peregrinos foi edificada uma pequena cabana feita com palhas de Carnaúba e em torno dessa pequena cabana deus-se a origem do povoado onde hoje é a atual Aroeiras, inclusive a escolha de sua padroeira se deu em homenagem a Srª Ana Marcolino que segundo relato, encontra-se sepultada no interior da Capela de Sant´Ana.

A ORIGEM DO NOME
Conforme relatos de antigos moradores o nome Aroeiras surgiu devido a existência de uma enorme árvore do mesmo nome que se localizava bem no centro da localidade onde hoje é a praça D. Cândida Felismino. Moradores mais recentes dizem não terem conhecido a citada árvore mas chegaram a conhecer o que sobrou dela. Aroeira(Schinus terebinthifoliusé uma árvore da família Anacardiaceae cuja madeira era muito utilizada principalmente em construções de casas por sua resistência e durabilidade. Na região existia bastante dessas árvores, então a denominação "Aroeiras" quer dizer um conjunto de árvores. Hoje essa árvore encontra-se extinta na região. Portanto, o termo "Aroeiras" significa "Povo Forte".

CONSTITUIÇÃO POPULACIONAL
Segundo a professora de história Regina Lima de Aguiar, a formação inicial da população de Aroeiras se deu através das famílias do Sr. Marcolino, do Sr. Alderico Neres e do Sr. Raimundo Quinca. Hoje não se tem roteiro dos descendentes do Sr. Marcolino, mas das outras famílias citadas, seus descendentes alguns deles ainda residem em Aroeiras que também tem em sua formação populacional as famílias Bruno de Aguiar, Vaz de Aguiar, Portela de Aguiar, Avelino Portela, Basílio Cavalcante, Ferreira, Pereira, Parente de Aguiar, Almeida, Monte, Simão, Aguiar, Alves, Rodrigues, Souza, Xavier, Rocha, Lino, Garcia, Braga, Oliveira, Damasceno, Silva, dentre outras. Segundo dados da Unidade Básica de Saúde de Aroeiras, a comunidade hoje é composta por 344 famílias.


ECONOMIA








A produção e comercialização da Cal (matéria-prima utilizada na construção) sempre impulsionou a economia local juntamente com a agricultura e algumas criações de gado por alguns pequenos criadores. Os agricultores locais plantavam feijão, milho, arroz e algodão. Hoje não se cultivam mais o arroz e o algodão. O primeiro por causa das épocas chuvosas não serem suficientes e o segundo por se tornar inviável o seu cultivo.

A produção da cal  em seu processo artesanal é bastante simples: primeiro se extrai a pedra das chamadas "caliças" (pedreiras) e a coloca acondicionada nas "caeiras" (local onde se beneficiava a cal) e adicionava fogo por um determinado período, depois retirava-se essa pedra já chamada de "cal virgem" e adicionava -se novamente água para se ter o produto final, um pó branco pronto para ser usado na construção. Esse processo se arrastou por décadas, quando em 1994 o então governador do Estado Ciro Gomes em parceria com o prefeito de Coreaú, Francisco Antonio, construiu o Forno de Cal e entregou aos produtores desse produto para que eles pudessem fabricá-lo em escala industrial, ou seja aumentar sua produção. Foi então que surgiu naquele mesmo ano a Cooperativa dos Pequenos Produtores da Cal de Aroeiras (COPERCAL) que tinha em sua composição 24(vinte e quatro) sócios fundadores e a partir de então começaram a produção de cal e garantiram 14 empregos diretos e muitos outros indiretos, alavancando assim a economia local. Com a implantação da referida cooperativa, as conhecidíssimas "caeiras" tornaram-se obsoletas*.



Além das atividades econômicas citadas anteriormente, tinha também a colheita da oiticica, um fruto nativo da região que do qual a indústria extraía óleo para produção de produtos de limpeza, mas hoje essa colheita deixou de ser praticada devido à falta de compradores. Sua colheita era feita no primeiro semestre. 


Não esquecendo a produção de chapéu de palha, tradição mantida até hoje pelas chamadas "chapeleiras" nome dado às mulheres que trabalhavam nessa atividade que era produzida a partir da palha de carnaúba outra planta nativa da região mas que hoje está quase extinta. Com a renda dessa atividade as chapeleiras compravam diversos itens como utensílios domésticos e roupas. Hoje a quantidade de mulheres ocupadas com tal atividade encontra-se muito reduzida.

Nos dias de hoje a economia de Aroeiras além da produção de cal (muito embora reduzida) também conta com o funcionalismo público municipal pois dos 72 funcionários públicos que trabalham no distrito, 53 residem em Aroeiras e também as pessoas aposentadas e pensionistas do INSS, que com suas rendas alimentam o comércio local.

Em relação ao comércio, Aroeiras conta hoje com diversos estabelecimentos comercias que vão desde bares, mercadinhos, material de construção a lojinhas de conveniências. Dos antigos estabelecimentos comerciais vale aqui destacar os dois únicos que sobreviveram ao tempo: o comércio do Sr. Chico César e o comércio do Sr. Luís Ferreira. Este último, sob a organização de seu filho Jurandir.

*Obsoletas: Ultrapassadas


EDUCAÇÃO
Aroeiras conta hoje com 02(duas) escolas públicas municipais, sendo uma a EMEIF Coração de Jesus situada à Rua Antonio Monteiro da Costa, S/N, com 231 alunos matriculados no ensino fundamental cuja direção fica a cargo do Sr. Odeon Parente, onde também funciona o anexo da Escola Estadual Flora de Queiroz Teles (Ensino Médio) com 88 alunos matriculados sob a direção da Srª Fátima e a EMEI N. S. Sant´Ana situada à Rua Nova, S/N, com 56 alunos matriculados no Ensino Infantil com a direção da Srª. Antônia Ferreira. Todas elas com profissionais devidamente capacitados para o exercício de suas atividades.


SAÚDE
A Unidade Básica de Saúde Dr. Marlio Fernandes situada às margens da CE-364 funciona sob a Coordenação da Srª. Maria José e gestão da Sec. Municipal da Saúde, conta com médica, enfermeira, dentista, auxiliar de enfermagem, técnico em higiene bucal além da equipe de Agentes Comunitários de Saúde, todos fazem parte do PSF(Programa Saúde da Família) local. Segundo informações da própria unidade, 514 famílias atualmente são atendidas pelo referido programa.  


ASSISTÊNCIA SOCIAL
Existe em aroeiras uma unidade do CRAS  (Centro de Referências da Assistência Social) vinculado à Sec. Municipal da Ação Social e tem suas ações voltadas para os programas assistenciais: PETI, PROJOVEM, Brinquedoteca e Assistência ao Idoso. O Coordenador local é o jovem Lucas Rocha. A unidade do CRAS está situada à Rua Antonio Monteiro da Costa, s/n, na antiga residência do Sr. Bené Bruno.


RELIGIÃO
A história de Aroeiras sempre esteve relacionada a religião. Segundo a professora de História Regina Lima, a referida comunidade surgiu em volta de um túmulo que deu origem a uma capela (hoje Capela de Sant´Ana - Padroeira local). Durante muito tempo a população de Aroeiras foi composta por fiéis Católicos. Hoje com o crescimento da população, a comunidade conta com 02 (duas) outras denominações religiosas: a Assembleia de Deus e as Testemunhas de Jeová.


Capela de Sant´Ana


A mais antiga construção religiosa de Aroeiras pertence a Religião Católica Apostólica Romana. Segundo a professora de história Regina Lima, sua construção teve início no tempo das primeiras famílias que aqui se estabeleceram e a mesma foi construída sobre o túmulo da Srª. Ana esposa do Sr. Marcolino (Antigos donos das terras onde hoje é a comunidade de Aroeiras), por isso, o nome "Capela de Sant´Ana" em homenagem a pessoa ali sepultada e que conforme relatos, os antigos a tinham como uma alma milagrosa. Não se tem roteiro do exato ano da sua construção, sabe-se apenas que a mesma no início foi edificada em taipa* e coberta com palhas de carnaúba e que desde então foi só evolução graças a Deus que muito tem abençoado essa comunidade! Sabe-se também que ao longo dos anos a Capela de Sant´Ana teve vários administradores (Dirigentes) - Pessoas que cuidavam da organização da mesma - Dentre os quais podemos citar a figura de D. Maria Parente que juntamente com seu digníssimo esposo, o Sr. Izauro Vaz muito fizeram para a grandeza deste Templo. Hoje a Capela de Sant´Ana é administrada por um Conselho Pastoral: Ministra da Eucaristia a Srª. Maria Odete, Ivonete Portela (Pastoral do Dízimo), Antonio Pereira (Coord. dos Coroinhas) e Alberto Portela (Pastoral do Batismo). Os festejos em homenagem à Padroeira acontecem a cada ano sempre de 16 a 26 de julho, onde a movimentação de pessoas visitantes em nossa comunidade é muito grande que se fazem presentes para prestigiar, encontrar amigos e familiares e o mais importante: o encontro com Deus. Por aqui também passaram grandes Sacerdotes(Padres). Dentre eles podemos citar: Pe. Edison, Pe. Joviniano, Pe. Demontier, Pe. Rômulo e Pe. Nery, este último, foi pároco da Paroquia de Coreaú por 16 (dezesseis) anos. Hoje o pároco de nossa Paróquia é o Pe. Lucione Q. Holanda, que tem realizado mudanças significativas com sua filosofia de Evangelização. A Capela de Sant´Ana recebe celebrações de Missas Comunitárias regularmente 02(duas) vezes por mês e Celebração da palavra semanalmente aos domingos. A Presidência das Celebrações da Palavra fica a cargo da Ministra da Sagrada Eucaristia, cabendo ao Ministério de música a animação das Missas e Celebrações.  A formação Cristã de nossas crianças fica a cargo das 06 (seis) catequistas. A Capela de Sant´A está situada à Rua Miguel Davi, s/n, no coração de Aroeiras.

*Taipa: Construções rudimentares construídas com barro.


Assembleia de Deus


A Assembleia de Deus também contribui na formação do povo de Aroeiras no contexto Evangélico. Seus trabalhos evangélicos tiveram início no ano de 1998 e já no ano seguinte, o então Pastor José Silveira, empossou o Ir. Raimundo Nonato como primeiro dirigente. Em fevereiro de 2001 com a transferência do Ir. Nonato, assumiu os trabalhos o Ir. Reginaldo Machado, 25 anos, (filho de Aroeiras). Com a aquisição do terreno , no ano de 2001deu-se início a construção da atual Igreja. Antes os cultos eram ministrados em um pequeno salão que media 8x16 metros. Hoje a Assembleia de Deus em Coreaú tem a organização do Pr. Jeovane e em Aroeiras Pb. Reginaldo Machado como dirigente que desempenha um grande trabalho. O templo está localizado na Rua Antonio Monteiro da Costa, s/n em Aroeiras.
                                                                                  (Fonte:http://aroeirasassembleia.blogspot.com)

Testemunhas de Jeová


Outra denominação religiosa que se faz presente em Aroeiras são as Testemunhas de Jeová, que segundo o jovem Antonio Carlos de Araújo(Ministro Pioneiro e Servo Ministerial), teve seus trabalhos de pregação iniciados em nossa comunidade no ano de 1993 e a construção do Salão do Reino se deu no ano de 2005. O sistema de pregação da palavra é feito por publicadores e Ministros Pioneiros. O trabalho junto às comunidades seguem uma "rota" chamada de Mapa de Território, onde o objetivo é cobrir (visitar) toda essa área a cada 06 (seis) meses. Antonio Carlos disse ainda que a unidade de Aroeiras tem sua organização central sediada no Estado de São Paulo e tem como organizadores local os Senhores Antonio Cesário e Antonio Benedito.


TRADIÇÕES
Como toda civilização tem suas tradições, com o povo de Aroeiras não é diferente. ao longo dos anos foram cultivadas algumas tradições algumas ainda existem, outras porém, ficaram perdidas no tempo. Podemos citar as tradições que resistiram ao tempo: os festejos religiosos em homenagem à padroeira que são realizados a cada ano de 16 a 26 de julho, as chamadas "novenas" religiosas realizadas durante o mês de maio(mês mariano) e a exposição do "Judas" na sexta-feira santa.

Dentre as tradições que não se praticam mais estão os chamados "leilões" que eram realizados nas residências durante o mês de maio por ocasião das "novenas".

O esporte amador mais precisamente o futebol, também foi uma das tradições que resistiram em Aroeiras que sempre teve seu time em ação. Segundo o Sr. Aparecido Basílio Cavalcante, quando chegou para morar aqui em Aroeiras no ano de 1962 já existia um time de futebol em atividade que se chamava Aroeiras Esporte Clube cujo administrador era o Sr. Manoel Azevedo e que lembra perfeitamente os nomes dos jogadores daquela época, são eles: Manoel Azevedo, Aparecido Basílio, Felizardo Basílio, Antonio Basílio, João Cipriano, Adalto Basílio, Chico Messias, Chico Isaías, Izidio Vieira, França e Delzaniro. O campo de jogo ficava na terra do sr. João Feliciano, próximo a Aroeiras. Na década de noventa já com outra denominação - Palmeiras de Aroeiras - o time ganhou quase tudo que disputou. O tempo passou, o time foi passando por transformações e hoje o time de futebol de Aroeiras chama-se agora Internacional de Aroeiras e teu seu próprio campo em um terreno doado pelo prefeito de Coreaú Luiz Dico, o time tem a coordenação do "Novin".


CONSTRUÇÕES PÚBLICAS EM AROEIRAS


Escola Coração de Jesus


O prédio da Escola Coração de Jesus, é hoje a mais antiga construção pública de Aroeiras. Sua inauguração se deu exatamente no dia 16 de março de 1969. Construído na Administração do Prefeito Vicente Benício, o prédio contava com apenas 05 (cinco) compartimentos, sendo 02 (duas) salas, 02 (dois) banheiros e 01 (uma) cantina, hoje depois de sucessivas reformas o referido prédio conta com 07 salas, diretoria, sala de informática, biblioteca, sala dos professores, 03 (três) banheiros, cantina e refeitório. Está localizado à Rua Antonio Monteiro da Costa, s/n, Aroeiras.


Creche


O prédio da antiga creche, hoje EMEI N. S. Sant´Ana, foi construído no ano de 1982 na administração do Sr. Vilar Fontenele, na época prefeito municipal de Coreaú. O terreno para construção do referido prédio que na época era destinado ao Posto de Saúde de Aroeiras, foi doado pelo Sr. Izauro Vaz de Aguiar. O citado posto de saúde tinha o nome de Izidio Vaz de Aguiar, em homenagem ao pai do Sr. Izauro. Com a mudança do serviço de saúde para a atual unidade básica de saúde o prédio abrigou a Creche N. S, Sant´Ana que posteriormente passou a chamar-se EMEI N. S. Sant´Ana. Está situado à Rua Nova, s/n, Aroeiras.


Unidade Básica de Saúde

Inaugurado no mês de julho de 1993 na gestão do então prefeito de Coreaú Chico Antonio, leva o nome do Dr. Marlio Fernades, genro do antigo dono do terreno da construção. A unidade básica de saúde de Aroeiras está localizada às margens da Rod. CE-364.


Quadra de Esportes


Inaugurada no ano de 1995 pelo então prefeito de Coreaú Chico Antonio, é uma das mais importantes construções públicas de nossa comunidade pois sua realização proporcionou a nossas crianças e jovens uma opção de lazer e diversão pois anteriormente não existia essa alternativa. Sua localização está situada próximo a Escola Coração de Jesus.


Antigo Mercado Público


Localizado às margens da Rod. CE-364, sua construção e inauguração se deram no ano de 1995, pelo Sr. Chico Antonio prefeito de Coreaú naquela época. O propósito de sua realização seria abrigar os comerciantes donos de frigoríficos locais os chamados "marchantes"*, o que aconteceu por algum tempo, mas infelizmente a ideia não vingou e o mesmo encontra-se abandonado.

*Marchantes: Pequenos comerciantes de carnes e derivados, organizados de uma forma autônoma.


Praça Cândida Felismino 


Inaugurada no mês de julho do ano de 1999, na gestão municipal de Luiz Carneiro de Albuquerque (Luiz Dico), em um terreno onde antes existia um antigo chafariz*, hoje serve de ponto de encontro da população local e para a realização de eventos de várias natureza. Fica localizada ao lado da Capela de Sant´Ana em Aroeiras.

*Chafariz: Antigo método de abastecimento d´agua munido de um poço e uma caixa d´agua.


Prédio da Antiga Teleceará


Construído na década de 90 pela prefeitura de Coreaú para abrigar as cabines telefônicas da extinta Teleceará. Posteriormente o referido prédio serviu como posto dos Correios e hoje guarda apenas os equipamentos da companhia telefônica. Está localizado à rua Miguel Davi, ao lado da Capela de Sant´Ana em Aroeiras.


Pavimentação asfáltica das principais ruas 

Em janeiro de 2012 o distrito de Aroeiras recebeu mais uma obra pública em sua história. Dessa vez foi a pavimentação asfáltica de suas principais ruas. Tal feito foi realizado pelo atual prefeito de Coreaú Carlos Roner que inclusive fez questão de acompanhar pessoalmente a conclusão da obra, que trouxe um visual novo para nossa Aroeiras.

LOCAIS CONHECIDOS EM AROEIRAS

Gruta do Felizardo
Situada em uma das curvas mais perigosas da antiga estrada CE-071, a gruta do Felizardo como é conhecida, foi construída por Felizardo Parente de Aguiar no ano de 1974 em homenagem as vítimas fatais de um grave acidente ocorrido no mesmo ano. Ao construí-la o Sr. Felizardo mandou colocar em seu interior a imagem de N.S. Perpétuo do Socorro. A estrada foi desativada e hoje a gruta se encontra nas dependências do forno de cal de Aroeiras.


Cachoeira de Pedra


Um local de visitação situado ao longo do Riacho Itacoatiara a 2 km de Aroeiras, é a principal atração no período chuvoso. Nesse período o local recebe além dos moradores de Aroeiras, pessoas vindo de Coreaú e do vizinho município de Moraújo para banharem-se em suas águas cristalinas. Nesse local em tempos passados existiram inscrições rupestres*. Ainda é possível ver o que sobrou dessas inscrições em algumas das pedras que sobreviveram ao tempo.

*Inscrições Rupestres: Pinturas gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas.


PESSOAS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DE AROEIRAS
Recentemente tivemos contato com uma das pessoas que literalmente construíram a história de nossa comunidade (ou pelo menos parte dela). Trata-se de José Braga Magalhães,  82 anosmas conhecido como "Zé Braga". Bem, o Sr. Zé Braga nos disse que veio morar em Aroeiras no ano de 1950, e que nessa época, nossa comunidade contava apenas com 09 (nove) unidades habitacionais e como o mesmo exercia a profissão de pedreiro, ajudou no processo de crescimento construindo cerca de 15 (quinze) casas e que tem muito orgulho disso. Disse também que ajudou a construir a escola de Aroeiras no anos de 1968 e 1969.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CAPELA DE AROEIRAS RECEBE UMA DAS MAIORES REFORMAS DE SUA HISTÓRIA

ESCOLA CORAÇÃO DE JESUS COMEMORA 50 ANOS DE HISTÓRIA